top of page
ECCOM

Leitura Constitucionais Compartilhadas por Loiane Prado Verbicaro.


Loiane Verbicaro é Professora da Faculdade de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFPA (PPGFIL) e do Programa de pós-graduação em direito e desenvolvimento na amazônia (PPGDDA) . Doutora em Filosofia do Direito pela Universidade de Salamanca - USAL (2014), mestra pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Líder do Grupo de Pesquisa - CNPq: Filosofia Prática: Investigações em Política, Ética e Direito. Autora do livro "Judicialização da Política, Ativismo e Discricionariedade Judicial".


Indicações:



1. Origens do totalitarismo - Hannah Arendt

Hannah Arendt analisa a singularidade do totalitarismo como uma forma de governo baseada na organização burocrática de massas e apoiada no emprego do terror e da ideologia. Livro essencial para a reflexão político-filosófica dos tempos contemporâneos.








2. Nas ruínas do neoliberalismo - Wendy Brown


A cientista política americana Wendy Brown analisa a corrosão política, social e moral em curso com o neoliberalismo, com o consequente enfraquecimento dos valores democráticos e do pluralismo. Compreender esse fenômeno é um compromisso do nosso tempo.








3. Situating the self - Seyla Benhabib

Em diálogo com o feminismo, comunitarismo e pós-modernismo, Seyla Benhabib apresenta uma crítica consistente às implicações epistemológicas e normativas da moderna teoria moral e política que promoveu um silenciamento e exclusão das mulheres do espaço público a partir de uma concepção dominante de racionalidade que permitiu a legitimação de discursos que inviabilizaram a mulher da história. Leitura necessária para compreender, nos marcos do pensamento moderno, as desigualdades camufladas de universalismo.



4. Cidadania insurgente. Disjunções da democracia e da modernidade no Brasil - James Holston

O antropólogo James Holston analisa os construtos jurídicos e práticas sociais responsáveis pela introdução de um sistema que legalizou desigualdades e legitimou privilégios, com a construção de uma cidadania paradoxal: inclusiva e desigual no Brasil. Leitura necessária e urgente na compreensão do processo de inclusão excludente de cidadania no país.






5. A crise adiada do capitalismo democrático - Wolfgang Streeck

O sociólogo econômico alemão Wolfgang Streeck analisa as tendências socialmente destrutivas do sistema econômico como um problema para a democracia, apontando para a resignação política das camadas desfavorecidas como uma proteção ao sistema econômico contra a democracia e suas promessas de inclusão. Discussão urgentíssima da nossa agenda democrática!


37 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page