Gabriel Marques é Doutor e Mestre em Direito do Estado pela USP – Universidade de São Paulo. Além disso, é Professor Visitante - Universidade de Paris 2 e Coordenador de Grupos de Pesquisa no âmbito do Controle de Constitucionalidade na UFBA – Universidade Federal da Bahia.
E é Professor de Direito Constitucional dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da UFBA.
A Essência da Constituição ("O que é uma Constituição?"), 2014.
Ferdinand Lassale
"Ferdinand Lassale construiu uma definição clássica do significado da Constituição ao fazer uma palestra sobre o tema no século XIX. A obra possui um tom didático e crítico acerca do significado da Constituição. Muitas vezes ainda apresenta assustadora atualidade em algumas de suas passagens mais marcantes e funciona como um contato inicial com o mundo do Direito Constitucional."
O Poder da Reforma Constitucional.
Nelson de Sousa Sampaio
"O professor Nelson Sampaio escreveu um clássico sobre os processos de mudança da Constituição, sendo que a obra é um reflexo de sua inteligência e pesquisa aprofundadas. Ainda hoje costuma ser citada com frequência por inúmeros estudos sobre os limites de modificação e atualização das Constituições, especialmente tendo por base as discussões sobre restrições implícitas aos processos de modificação constitucional."
O Federalista, 2004.
Alexander Hamilton; John Jay; James Madison.
“A obra reúne debates fundamentais no processo de consolidação de um novo país em uma época marcada por inúmeras turbulências: os Estados Unidos da América. Após a sua independência, surgem inúmeras discussões sobre institutos, modelos e perspectivas constitucionais para uma sociedade que serviu, segundo muitos estudiosos, como uma espécie de "laboratório" para a implantação de novas ideias. Quais ideias funcionaram bem? Quais não foram tão bem sucedidas? Fica o convite para o leitor interessado."
Jurisdição Constitucional, 2013.
Hans Kelsen
"A obra retrata um dos debates mais interessantes sobre a interpretação da Constituição. Afinal, quem deve ser o guardião da Constituição? Quem deve ter a palavra final sobre o sentido específico do documento mais relevante de uma sociedade? O debate entre os professores Hans Kelsen e Carl Schmitt ocupa um lugar de destaque na história do Direito Constitucional mundial e os argumentos contidos nesta obra evidenciam o porquê."
Os direitos da mulher e da cidadã por Olímpia de Gouges, 2016.
Dalmo de Abreu Dallari
"Muitas vezes a história é cruel ao silenciar e apagar o protagonismo das mulheres em eventos que ajudaram a construir os rumos do Constitucionalismo e do Direito Constitucional. Nesta obra o professor Dalmo de Abreu Dallari resgata o perfil crítico e ousado de Olímpia de Gouges, defensora de ideias avançadas no final do século XVIII e autora de uma inesquecível "Declaração de Direitos da Mulher e da Cidadã".
Comments