top of page
ECCOM

Leituras Compartilhadas por Manuellita Hermes


Professora Manuellita Hermes sentada em uma cadeira de couro olhando para câmera com sorriso discreto.

Doutoranda em Direito e Tutela: experiência contemporânea, comparação, sistema jurídico romanístico na Università degli Studi di Roma II, Tor Vergata, na Itália. Mestre em Sistemas Jurídicos Contemporâneos na Università degli Studi di Roma II, Tor Vergata, na Itália. É especialista em Justiça Constitucional e Tutela Jurisdicional dos Direitos Fundamentais pela Università di Pisa, na Itália, e em Direito do Estado pela Universidade Federal da Bahia. Membro da Associação Internacional de Direito Constitucional - IACL/AIDC. Foi professora visitante na Università degli Studi Mediterranea di Reggio Calabria, na Itália. Realizou estudos como pesquisadora visitante junto ao Max-Planck-Institut für Sozialrecht und Sozialpolitik /Max Planck Institute for Social Law and Social Policy em Munique, Alemanha, em 2016 e 2017, e junto ao Max-Planck-Institut für ausländisches öffentliches Recht und Völkerrecht/ Max Planck Institute for Comparative Public Law and International Law em Heidelberg, Alemanha, em 2016. Possui Graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2006). Desenvolve pesquisa nas áreas de Direito Comparado, Direito Internacional e Direitos Fundamentais, com ênfase em direitos sociais, cidadania e migração. Possui atuação profissional e acadêmica em Direito Público.




1) Sistemi costituzionali comparati - Lucio Pegoraro e Angelo Rinella

Trata-se de livro fundamental, que dá continuidade a um primeiro volume, dedicado ao método, e aborda os principais temas da matéria: dá aplicação às teorias metodológicas expostas no anterior sobre a importância da linguagem, as classificações, os formantes, a circulação e os transplantes. Versa também sobre as relações com outras ciências, o pluralismo e o rechaço ao eurocentrismo.





2) Os grandes sistemas do direito contemporâneo - René David

O livro é um clássico do direito comparado e, como tal, de grande valia também para o direito constitucional comparado. René David apresenta a diversidade dos sistemas jurídicos, suas estruturas, fontes e concepções. Estudo de fundamental importância para as primeiras lições comparatistas.






3) A Condição humana - Hannah Arendt.

Hannah Arendt apresenta inquietações e reflexões sobre a condição humana, sobretudo após as experiências totalitárias que afligiram o mundo. É excelente para compreendermos as plurais atividades humanas, a capacidade de agir, o espaço público, as esferas da liberdade e, sobretudo, a liberdade política na vita activa.






4) Direito, poder, justiça e processo. Julgando os que nos julgam - J. J. Calmon de Passos

Nesta obra, o saudoso jurista baiano J. J. Calmon de Passos expõe lições do seu pensamento sobre o direito e sua forma de produção. Explica, com maestria, o vínculo democrático e a função jurisdicional. São também tratadas as relações com poder, com a cultura, bem como com os atores sociais e jurídicos.






5) Constitutions in times of financial crisis - Tom Ginsburg, Mark D. Rosen e Georg Vanberg.

Obra coletiva atual é de suma importância para a compreensão das repercussões e interpretações constitucionais das crises financeiras. Reúne 15 artigos de estudiosos que se debruçam sobre variados temas correlatos, dentre os quais destaco: emergências financeiras, equilíbrio orçamentário, crise na União Europeia, Brexit, políticas de austeridade e escolhas constitucionais.



18 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page