É professor William Stamps Farish de Direito e professor de Governo na Universidade do Texas em Austin. Suas publicações foram traduzidas para o chinês, francês, húngaro, português, russo e espanhol. Ele possui diplomas em direito e ciências políticas por Yale, Oxford e Harvard. Ele é membro sênior do Centro Clough no Study of Constitutional Democracy e co-editor fundador do I-CONnect, o blog de pesquisas acadêmicas do International Journal of Constitutional Law.
1) We the People, Volumes I, II e III - Bruce Ackerman
O constitucionalista mais intelectualmente inovador de sua geração apresenta sua grande teoria dos "momentos constitucionais" em uma obra-prima de três volumes que perdurará por muitas gerações.
2) The Endurance of National Constitutions - Zachary Elkins, Tom Ginsburg and James Melton
Nesta requintada colaboração entre estudiosos do direito e da política, aprendemos o que explica a longevidade e a mortalidade das Constituições, por que Constituições são importantes e quando não o são, e, também, como novos métodos de análise empírica podem nos ajudar a comparar e contrastar Constituições em todo o mundo.
3) The Concept of Law - H.L.A. Hart
Este estudo fundamental sobre o direito enquanto instituição social é uma leitura necessária para quem quiser entender o que é o direito, como funciona, quando falha e por que o determinante crítico para a eficácia das regras sociais está em como serão recebidas por quem está regido por elas.
4) Patterns of Democracy: Government Forms and Performance in Thirty-Six Countries - Arend Lijphart
Um estudo magistral sobre governo comparativo, este livro ilustra como comparar Constituições entre jurisdições de maneira acessível e replicável e com o objetivo abrangente de identificar os critérios cruciais para a criação de democracias bem-sucedidas.
5) The Paradox of Self-Amendment: A Study of Logic, Law, Omnipotence, and Change - Peter Suber
Este livro pouco conhecido, mas verdadeiramente extraordinário, é o primeiro esforço moderno a mergulhar profundamente no estudo das emendas constitucionais a partir de uma variedade de perspectivas - comparativa, doutrinária, histórica, teórica - e de disciplinas, incluindo direito, filosofia e ciência política.
___________
NOTAS DA ECCOM:
1) Algumas obras indicadas foram traduzidas para o Português:
ACKERMAN, Bruce. Nós, o povo soberano: fundamentos do direito constitucional: Belo Horizonte, Del Rey, 2006.
H.L.A. Hart. O conceito de direito. 5ª ed. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2007 (O Eccom não recomenda a tradução feita pela editora Martins Fontes).
LIJPHART, Arend. Modelos de democracia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
2) A equipe da Eccom sugere a leitura dos textos originais de Ackerman em razão de problemas na tradução que comprometem a rigidez do argumento.
コメント