top of page
ECCOM

THE STORY OF DIANA


Disponível na plataforma de streaming Netflix, “The Story of Diana” é um documentário, dividido em dois episódios de aproximadamente 80 minutos, que narra as


alegrias e os agruras da vida de Lady Di. A série documental foi lançada em 2017, 20 anos após a trágica morte da Princesa de Gales. Diana, detentora de vários títulos, ficou popularmente conhecida como a Princesa do Povo. Os 20 anos que separam os fatos da presente obra fizeram com que pessoas importantes próximas à Diana se permitissem falar sobre sua vida pela primeira vez, como seu querido irmão.


A película, além de cair no gosto de quem simpatiza com o conhecimento histórico e biográfico, principalmente de personagens que marcaram seu tempo e o meio em que viveram de forma avassaladora, também pode ser apreciada por quem se interessa em ponderar sobre questões constitucionais em tudo que consome!


O documentário mostra, de forma instigante, por exemplo, o jogo travado entre uma das mulheres mais faladas e fotografadas do mundo e a imprensa, no qual, em um primeiro momento, havia uma retroalimentação mutualmente benéfica, mas que, ao final, desandou em meio ao caos que culminou em sua trágica morte. O segundo episódio, em especial, nos apresenta os questionamentos constitucionais enfrentados pelo parlamento britânico na época dos fatos, dentre os quais podemos destacar: o alcance da liberdade de expressão dos meios de comunicação e a partir de que momento ela tornar-se-ia abusiva; as características da privacidade e qual sua relação com a liberdade de imprensa e, por fim, se pessoas públicas seriam titulares do direito à privacidade.


Para além das reflexões trazidas pelo longa, podemos, ademais, suscitar uma final de natureza estrutural: o fato de, inicialmente, Diana Spencer ter alimentado a feroz imprensa britânica justificaria e legitimaria seu posterior abatimento em suas presas? A discussão não se encerrou com sua partida prematura. Basta lembrarmos que, recentemente, seu filho mais novo escolheu mudar-se para o Canadá e abdicar de seus títulos deveres reais para se refugiar com a esposa e filho dos vorazes tabloides britânicos. 


Aproveitem a série, deixem suas opiniões e questionamentos sobre ela e “God save the People’s Princess”!


10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page