Por Isabelle Gomes
Constantemente ouvimos falar por aí que "precisamos participar da política de forma mais ativa!" ou que "não adianta só votar, temos que acompanhar o trabalho dos políticos", mas poucas vezes nos respondem como por estes projetos em prática. Pensando nisso, a Escola da Câmara dos Deputados desenvolveu a plataforma Portal EVC (Escola Virtual de Cidadania), na qual o órgão proporciona um espaço de aprendizagem que busca ampliar o acesso a conteúdos sobre política, cidadania, democracia e o papel do Poder Legislativo.
Dentre as atividades oferecidas pelo portal, podemos enumerar as seguintes: a criação de conteúdos educativos sobre temas importantes para a democracia, o exercício da cidadania e o Parlamento; a curadoria de conteúdos desenvolvidos por outras instituições públicas e pela sociedade civil organizada; e, por fim, a divulgação de programas educacionais realizados pela Câmara dos Deputados.
Outro ponto interessante do portal é a forma com que eles disponibilizam o conhecimento proposto. Nesse sentido, as informações são organizadas em três eixos que aglutinados sob o ideal de “Necessidades”: Entender, Atuar e Educar.
No campo da primeira necessidade, o EVC fornece materiais educacionais divididos em quatro grandes temas, denominados de “percursos”. Nos dois primeiros percursos, “O que faz mesmo a Câmara dos Deputados?” e “Por dentro do dia a dia da Câmara dos Deputados”, são disponibilizados vídeos e materiais escritos direcionados à facilitação da compreensão do leitor sobre o papel do Poder Legislativo e das funções desempenhadas pela Câmara do Deputados, como, por exemplo, é o caso dos materiais “O que faz a Câmara dos Deputados” e “Entenda o processo legislativo”.
Enquanto isso, os percursos “Como você pode participar da produção das leis?” e “Câmara aberta: acompanhe e fiscalize” exploram, respectivamente, materiais explicativos sobre como os cidadãos podem participar ativamente da produção das leis propostas pelo Parlamento e como eles podem acompanhar e fiscalizar os resultados das ações dos parlamentares.
No que diz respeito à segunda necessidade "Atuar", o usuário tem a possibilidade de entender melhor sobre a trilha “Mulheres na política” e a trilha “Quero ser vereador, quero ser vereadora”. Na primeira trilha, a plataforma oferece conteúdos estimulantes sobre o temática das mulheres na política, que, por sua vez, se divide nos percursos “O que é preciso para me tornar candidata?”, “Como aumentar minhas chances de vencer as eleições?”, “ O que preciso conhecer para construir meu plano de campanha?” e “Como superar as dificuldades de ser mulher na política?”.
Na trilha “Quero ser vereador, quero ser vereadora!”, a plataforma explica sobre a representação dos interesses da população no âmbito municipal, ou seja, os percursos são direcionados à compreensão da democracia no Brasil e no município; ao principal objetivo da atuação de vereadores e vereadoras, bem como aos passos iniciais necessários para que uma pessoa proponha sua candidatura à vereança.
Por fim, no terceiro e último eixo da plataforma, estão os materiais destinados à educação para a democracia. Neste, são disponibilizados textos, jogos, experiências e ideias inspiradoras, destinados tanto a jovens que, de forma autônoma, buscam conhecimento, quanto para pais e professores que procuram métodos alternativos de ensino para seus alunos e alunas. Dentre as possibilidades específicas para crianças podemos destacar, por exemplo, o portal chamado "Plenarinho" , no qual constam inúmeros materiais, jogos e notícias que são especialmente adaptados para a aprendizagem de crianças das mais variadas idades. Dentro do portal, ademais, é possível encontrar planos de aulas que podem ser utilizados por professores e professoras da rede pública e particular, contribuindo, assim, para a formação cidadã dos jovens e para o fortalecimento da Democracia. Vale muito a pena conferir!
Comments