top of page
ECCOM

Portal EVC (Escola Virtual de Cidadania)

Por Isabelle Gomes

Constantemente ouvimos falar por aí que "precisamos participar da política de forma mais ativa!" ou que "não adianta só votar, temos que acompanhar o trabalho dos políticos", mas poucas vezes nos respondem como por estes projetos em prática. Pensando nisso, a Escola da Câmara dos Deputados desenvolveu a plataforma Portal EVC (Escola Virtual de Cidadania), na qual o órgão proporciona um espaço de aprendizagem que busca ampliar o acesso a conteúdos sobre política, cidadania, democracia e o papel do Poder Legislativo.


Dentre as atividades oferecidas pelo portal, podemos enumerar as seguintes: a criação de conteúdos educativos sobre temas importantes para a democracia, o exercício da cidadania e o Parlamento; a curadoria de conteúdos desenvolvidos por outras instituições públicas e pela sociedade civil organizada; e, por fim, a divulgação de programas educacionais realizados pela Câmara dos Deputados.


Outro ponto interessante do portal é a forma com que eles disponibilizam o conhecimento proposto. Nesse sentido, as informações são organizadas em três eixos que aglutinados sob o ideal de “Necessidades”: Entender, Atuar e Educar.


No campo da primeira necessidade, o EVC fornece materiais educacionais divididos em quatro grandes temas, denominados de “percursos”. Nos dois primeiros percursos, “O que faz mesmo a Câmara dos Deputados?” e “Por dentro do dia a dia da Câmara dos Deputados”, são disponibilizados vídeos e materiais escritos direcionados à facilitação da compreensão do leitor sobre o papel do Poder Legislativo e das funções desempenhadas pela Câmara do Deputados, como, por exemplo, é o caso dos materiais “O que faz a Câmara dos Deputados” e “Entenda o processo legislativo”.


Enquanto isso, os percursos “Como você pode participar da produção das leis?” e “Câmara aberta: acompanhe e fiscalize” exploram, respectivamente, materiais explicativos sobre como os cidadãos podem participar ativamente da produção das leis propostas pelo Parlamento e como eles podem acompanhar e fiscalizar os resultados das ações dos parlamentares.


No que diz respeito à segunda necessidade "Atuar", o usuário tem a possibilidade de entender melhor sobre a trilha “Mulheres na política” e a trilha “Quero ser vereador, quero ser vereadora”. Na primeira trilha, a plataforma oferece conteúdos estimulantes sobre o temática das mulheres na política, que, por sua vez, se divide nos percursos “O que é preciso para me tornar candidata?”, “Como aumentar minhas chances de vencer as eleições?”, “ O que preciso conhecer para construir meu plano de campanha?” e “Como superar as dificuldades de ser mulher na política?”.


Na trilha “Quero ser vereador, quero ser vereadora!”, a plataforma explica sobre a representação dos interesses da população no âmbito municipal, ou seja, os percursos são direcionados à compreensão da democracia no Brasil e no município; ao principal objetivo da atuação de vereadores e vereadoras, bem como aos passos iniciais necessários para que uma pessoa proponha sua candidatura à vereança.


Por fim, no terceiro e último eixo da plataforma, estão os materiais destinados à educação para a democracia. Neste, são disponibilizados textos, jogos, experiências e ideias inspiradoras, destinados tanto a jovens que, de forma autônoma, buscam conhecimento, quanto para pais e professores que procuram métodos alternativos de ensino para seus alunos e alunas. Dentre as possibilidades específicas para crianças podemos destacar, por exemplo, o portal chamado "Plenarinho" , no qual constam inúmeros materiais, jogos e notícias que são especialmente adaptados para a aprendizagem de crianças das mais variadas idades. Dentro do portal, ademais, é possível encontrar planos de aulas que podem ser utilizados por professores e professoras da rede pública e particular, contribuindo, assim, para a formação cidadã dos jovens e para o fortalecimento da Democracia. Vale muito a pena conferir!



25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page